quarta-feira, 27 de abril de 2011

Alunos fazem Título Eleitoral na Escola

O atendente Rogério do Cartório Eleitoral de São Francisco de Assis esteve na  nossa Escola no dia 27/04/2011 prestando diversos serviços para a comunidade. Com os equipamentos trazidos por Rogério, alunos como Railander e Cirlene conquistaram mais um importante passo para a cidadania: o Título de Eleitor.




Redação premiada

    A aluna da nossa escola Vitória Luci do Canto conquistou o 3º lugar em Concurso de Redação realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e pela EMATER-RS/ ASCAR.  Sob a orientação da Profª Márcia Corcini, a aluna da 6ª série escreveu a redação abordando a preservação do Rio Ibicuí . 



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Projeto Formação para a Vida

O SOE da Escola, na pessoa da Profª Ceci Neuberger, promoveu uma importante palestra de formação para os alunos do Ensino Médio. O palestrante Jonatan Silveira, que é enfermeiro do Posto de Saúde do município, falou sobre a importância do cuidado com a saúde, destacando drogas, sexualidade e corpo humano. Jonatan respondeu as diversas dúvidas dos alunos e ao final da palestra dois alunos, representando os demais, agradeceram a presença e a disponibilidade  do palestrante.




Dia do Livro Infantil

No dia 18 de Abril comemora-se o Dia do Livro  Infantil.  Na Biblioteca da Escola, a Profª Laura explicou para os alunos do currículo, que foram trocar os seus livrinhos, que a data foi escolhida em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato (leia mais sobre o autor abaixo). Para comemorar esta data, a aluna Nicolli da turma 21 foi caracterizada de livro e distribui balões.










sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mágico na Escola

O mágico Marrã, de Alegrete, esteve em nossa Escola no dia 14 de abril para fazer um show para a criançada. Entusiasmados, os alunos do pré-escolar até o 4º ano puderam assistir ao vivo mágicas que muitas vezes vimos somente pela televisão. Mágicas consagradas como desaparecer e reaparecer objetos, transformar objetos em pássaros, truques com cartas, com fogo e muito mais. Marrã interagiu com os espectadores chamando inclusive alguns para participarem das mágicas como a aluna Lara (11 anos) e a Profª Vanessa. O mágico ainda ensinou truques de ilusão, distribui brindes e vendeu kits de mágica ao final do show.








TOP 10 - FILMES

 O Professor Márcio fez uma seleção de 10 filmes indicados por ele para quem gosta de História e quer ir além do conteúdo em sala de aula. 
  1. Guerra do Fogo (1981)- este filme trata sobre o homem pré-histórico
  2. 300 (2007)- filme ambientado na Antiguidade onde hoje é a Grécia. Trata da resistência espartana a invasão dos persas.
  3. Gladiador (2000) - também um filme do período antigo. Este trata sobre o Império Romano, onde um general acaba virando escravo e depois gladiador.
  4. O Nome da Rosa (1986) - baseado no livro de Umberto Eco, este filme tem a Idade Média como pano de fundo.  
  5. 1492 - A Conquista do  Paraíso (1992) - filme sobre a chegada de Cristóvão Colombo a América.
  6. Carlota Joaquina - Princesa do Brasil (1995) - filme brasileiro  que trata sobre a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808.
  7. Lutero (2003) - filme sobre a Reforma Religiosa.
  8. Tempo de Glória (1989) - filme sobre a guerra civil americana.
  9. O resgate do soldado Ryan (1998) - filme sobre a 2ª Guerra Mundial que inicia com o desembarque das tropas aliadas na Normandia (França).
  10. A Lista de Schindler (1993) - filme sobre o genocídio judeu durante a 2ª Guerra Mundial.




Veja abaixo as sinopses dos filmes.
_______________________________________________________________
A GUERRA DO FOGO
A Guerra do Fogo  conta a saga de uma tribo e seu lí­der, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos. Os sons e a linguagem embrionária do filme são criações do escritor Anthony Burgess, o mesmo de Laranja Mecânica. Mistura de ficção cientí­fica e aventura, o filme é uma perfeita reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. Fantástico e visionário, o filme é uma aula de história e cinema.

Diretor: Jean-jacques Annaud 
Elenco: Rae Dawn, Ron Perlman, Everett Mcgill 
_________________________________________________________

  300
300  é um relato sangrento da Batalha das Termópilas, da Antigüidade, na qual o Rei Leônidas (Gerard Butler) e 300 espartanos lutaram até a morte contra Xerxes (Rodrigo Santoro) e seu numeroso exército persa. Enfrentando dificuldades insuperáveis, o sacrifí­cio desses homens levou toda a Grécia a se unir contra o inimigo persa, traçando um marco no caminho para a democracia. Inspirada pela obra de Frank Miller, criador da graphic novel Sin City, o filme é uma aventura épica que fala de paixão, coragem, liberdade e sacrifí­cio, incorporados pelos guerreiros espartanos que lutaram em uma das maiores batalhas da história.

Diretor: Zack Snyder /
Elenco: Lena Headey, Gerard Butler, Rodrigo Santoro, Dominic West, Vincent Regan 
_________________________________________________________



GLADIADOR 
O destemido Maximus é um honrado general romano que tem sua famí­lia massacrada por recusar lealdade ao inescrupuloso Commodus, filho do imperador recém-assassinado. Vendido como escravo, Maximus utiliza tDiretoroda a sua genialidade militar para vencer seus oponentes no sangrento Coliseu romano. Destacando-se como gladiador, ele retorna a  Roma em busca de vingança.

Diretor: Ridley Scott 
Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix 
_________________________________________________________

O NOME DA ROSA 

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

________________________________________________________________



1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO


Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.



________________________________________________________________



CARLOTA JOAQUINA - PRINCESA DO BRASIL

Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.




________________________________________________________________

 LUTERO
Após quase ser atingido por um raio, Martinho Lutero acreditou ter recebido um chamado e se juntou ao Monastério. Ainda jovem e admirado, logo se vê atormentado pelas práticas da Igreja Católica da época. As tensões se intensificam q atualuando prega suas 95 teses na porta da Igreja. Obrigado a se redimir publicamente, se recusa a negar os seus escritos até que a Igreja Católica consiga provar que suas palavras contradizem a Bí­blica. Preso e excomungado, foge. Mesmo vivendo como um criminoso numa aventura emocionante, mantém sua fé e luta para que todas as pessoas tenham acesso a Deus

Diretor: Eric Till 
Elenco: JOSEPH FIENNES 
_________________________________________________________

TEMPO DE GLÓRIA

A emocionante história do primeiro regimento negro em luta pelo Norte na Guerra Civil, Tempo de Glória é estrelado por Matthew Broderick, Denzel Washington, Cary Elwes e Morgan Freeman. Broderick e Elwes são jovens idealistas que lideram o regimento; Freeman é o inspirado sargento que une as tropas e Denzel Whashington, numa atuação que lhe rendeu um Oscar (Melhor Ator Coadjuvante em 1989), é o escravo fugitivo que representa o espírito indomável do 54º Regimento de Massachusetts.


________________________________________________________________

 O RESGATE DO SOLDADO RYAN
Aclamado tanto pela crítica quanto pelo público, "O Resgate do Soldado Ryan" de Steven Spielberg é uma inesquecível realização cinematográfica que teve profundo e duradouro impacto em todo o mundo. Através dos olhos de um batalhão de soldados americanos, o filme começa com a histórica invasão do Dia D, na Segunda Guerra Mundial, e depois segue além da praia, conforme os homens embarcam em uma perigosa missão especial. O Capitão John Miller (Tom Hanks) deve levar seus homens atrás das frentes inimigas para encontrar o soldado James Ryan, que teve seus três irmãos mortos em combate. Enfrentando impossíveis obstáculos, os homens questionam suas ordens. Por que oito homens estão arriscando suas vidas para salvar apenas um? Cercados pela brutal realidade da guerra, cada homem procura sua própria resposta - e a força para triunfar em relação a um futuro incerto com honra, decência e coragem.

________________________________________________________________

 A LISTA DE SCHINDLER
Clássico do cinema moderno, "A Lista de Schindler" é a história real e emocionante do empresário Oskar Schindler, que num gesto humanitário de extrema ousadia salvou milhares de judeus, ao mesmo tempo em que contava com o apoio de nazista. Aparentando desinteresse pela política, e fingindo explorar o baixo custo da mão-de-obra judia, o que Schindler fazia era empregar inocentes que de outra forma morreriam nos campos do holocausto. Comovente, importantíssimo, atual, "A Lista de Schindler" é o maior triunfo cinematográfico do diretor Steven Spielberg.

Fonte: Adoro Cinema e Sinopse dos filmes.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Conhecendo...

O Professor Juca


Nome completo:  JAHR GUEDES SALDANHA
Apelido:  Juca
Data de nascimento: 15/05/1959
Signo: Touro
Naturalidade: Manoel Viana
Vida familiar: casado com a Profª Silvia e pai do Renan e da Rafaela 
Time: Grêmio
Uma música: "Detalhes" do cantor Roberto Carlos
Um filme: "Sociedade dos poetas mortos"
Um livro: "O pequeno príncipe" de Antoine de Saint-Exupery
Um hobby: ir para o campo ou viajar
Uma frase: "Devemos julgar um homem mais por suas perguntas do que pelas suas respostas." (Voltaire - filósofo francês)
Comida predileta: churrasco
Trabalha na escola: desde junho de 1981, atualmente como professor de química.
O que mais gosta na Escola Manoel Viana: de lecionar, estar em contato com os alunos.
Um fato marcante na Escola Manoel Viana: o convívio harmonioso com os alunos.
Local e área de formação: Ciências Biológicas (Urcamp - Alegrete) e Química (Unisc - Santa Cruz).
Antes de ser professor trabalhou: na Casa Guedes (hoje Mercado do Pila).
Um objetivo a conquistar: ver os filhos formados.
Algo que não gosta: falsidade.
Um sonho para o município de Manoel Viana: rede de tratamento de esgoto para preservar o Rio Ibicuí.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O lixo nosso de cada dia


Todos os dias, nesse mundo apressado, as pessoas usam cada vez mais produtos descartáveis, que duram pouco, e logo são jogados fora para ganhar tempo e diminuir o trabalho de limpar ou reaproveitar. Agindo dessa maneira, produzimos montanhas de lixo, sujando nossa rua, bairro e cidade, sem contar os insetos e animais que o lixo atrai, causando doenças. Por isso, foi lançado este ano pelas professoras Zélia Guaresch, Vanessa Caldas e Alice Schimit o Projeto Reciclar para embelezar Manoel Viana.
O  projeto visa a conscientizar a comunidade escolar sobre a reutilização e redução de materiais descartados, ou seja, os ditos - lixos. Bem como organizar com os alunos e professores a confecção de enfeites decorativos para o Município em festividades como o Natal. O projeto espera, na sua conclusão, ornamentar o espaço escolar, ruas principais e pontos turísticos do nosso município.
Cada vez mais, os restos/resíduos não deverão ser lixo. A reutilização dos materiais usados – plásticos, papéis, latas etc. Quando possível é a mais nobre das suas finalidades. O que podemos fazer com esses materiais? Muitas coisas úteis. Assim estaremos a reaproveitar, dando novas utilidades aos objetos, valorizando o que não parece útil. Daremos uma grande contribuição para a política dos 3 Rs que propõem, reduzir, reutilizar e reciclar e desta forma preservamos o ambiente.

Entre as atividades  a serem desenvolvidas estão:

• Sondagem sobre o que os alunos sabem referente ao assunto;
Coleta dos materiais recicláveis;
• Oficina de reciclagem nos finais de semana,  na escola;
• Exposição do trabalho realizado;
Ornamentar o espaço escolar, ruas e pontos turísticos da cidade.

Exemplos de Produtos Recicláveis

Vidro
Papel
Metal
Plásticos
potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro
jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel
latas de alumínio,
 latas de aço,
 pregos, tampas,
 tubos de pasta,
 cobre, alumínio
potes de plástico,
garrafas PET, sacos
plásticos, embalagens
e sacolas de
supermercado


Veja o tempo de decomposição de alguns materiais:

chiclete 5 anos
papel aproximadamente 6 meses
sacolas plásticas e embalagens PET mais de 100 anos
metais (componentes de equipamentos) cerca de 450 anos
vidro, pneu indeterminado

 * O tempo pode variar de acordo com as condições ambientais




Pratique você também a política dos 3 Rs:
       REDUZIR 
           REUTILIZAR
                RECICLAR




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sugestões de vídeos


Sugestão da professora de Inglês Angélica Marcon.