terça-feira, 21 de junho de 2011

Sugestões de vídeos




Sugestão da professora de Educação Física Sonja Antolini.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

JERGS - Fase Municipal

     As competições do JERGS/2011 começaram e a Fase Municipal já tem seus primeiros representantes para a próxima etapa que se realizará apartir de 1º de julho em Uruguaiana. As equipes das Escolas Estaduais Salgado Filho e Manoel Viana e da Escola Municipal Alberto Pasqualini se enfrentaram em diversas modalidades nos dois dias  da competição (14 e 15 de junho) realizada nas dependências da Escola Manoel Viana. A organização do evento ficou sob responsabilidade dos professores de Educação Física das escolas. O treinamento da equipe da Escola Manoel Viana é orientado pela Profª Sonja Mabel. Confira abaixo os vencedores da Escola:


ATLETISMO MIRIM

MASCULINO
FEMININO
50m rasos

Carolina Ferreira
150m rasos
Adrian Duarte
Carolina Ferreira
600m rasos

Dienifer Castro
Salto em distância

Maria Eugênia Zardin
Arremesso de peso
3Kg

Danuza dos Santos
Lançamento de Pelota

Danuza dos Santos
Revezamento
4 x 50m
Adrian Duarte
Deiwidd Soares
João Carvalho
Tales Marcon
Oneide Alves (Reserva)
Carolina Ferreira
Danuza dos Santos
Maria Eugênia Zardin
Dienifer Castro
ATLETISMO INFANTIL

MASCULINO
FEMININO
75m rasos
Maurício Sabino
Bruna Pacheco
250m rasos
Maurício Sabino
Carolaine Nogueira
Salto em distância
Maurício Sabino
Bruna Pacheco
Arremesso de peso
3Kg(F) e 4kg(M)
Arleston Saldanha
Bruna Pacheco
Revezamento
4 x 75m
Maurício Sabino
Thomas Soares
Antonio Zardin
Fabrício Oliveira
Brendon dos Santos (Reserva)
Bruna Pacheco
Laura Almeida
Carolaine Nogueira
Vandressa Fagundes
ATLETISMO JUVENIL

MASCULINO
FEMININO
100m rasos
Wellington Pereira
Julia Oliveira
200m rasos
Wellington Pereira

400m rasos
Vitor Mazuí

800m rasos
Vitor Mazuí

Salto em altura
Ricardo Pacheco

Salto em distância
Wellington Pereira
Giordana Shimitt
Revezamento
4 x 100m
Wellington Pereira
Jonata Cogo
Nilson Romário
Dionata da Costa
Vitor Mazuí (Reserva)
Julia Oliveira
Giordana Shimitt
Evelin Alves
Evelen Silva
Greicy Dichetti (Reserva)



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Conhecendo...

A  Agente Educacional Negra


Nome completo:  IDELTRUDES TEREZINHA DA SILVA SABINO
Apelido:  Negra
Data de nascimento: 20/01/1960
Signo: Capricórnio
Naturalidade: São Francisco de Assis.
Vida familiar: casada com Ariosto Sabino e mãe da Cláudia, do Márcio, do Marcelo e do Maurício.
Time: Grêmio
Uma música: "Deixa a vida me levar" do cantor Zeca Pagodinho.
Um filme: "Ghost - do outro lado da vida".
Um livro: "Nada é por acaso" da Zibia Gasparetto.
Um hobby: assistir TV. 
Um prato que aprecia: massa com galinha.
Trabalha na escola: desde 1992 como Agente Educacional I.
O que mais gosta na Escola Manoel Viana: do bom relacionamento com os alunos e colegas de trabalho. 
Um fato marcante na Escola Manoel Viana: reencontrar antigos alunos que se lembram de mim. 
Antes de ser Agente Educacional trabalhou: em casa de família. 
Um objetivo a conquistar: ver os filhos formados. 
Algo que não gosta: levantar cedo no inverno. 
Um sonho para o município de Manoel Viana: calçamento para as ruas do município (principalmente a Rua da Praia).

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Banda Marcial

     A atual formação da Banda Marcial da Escola, sob a orientação do Instrutor Jorge Goulart e coordenação geral da Profª Zélia Guaresch, completou um ano em fevereiro. Composta por 30 componentes entre 11 e 18 anos de idade, a Banda possui instrumentos melódicos (liras, escaletas, trompetes e trombones) e instrumentos de percursão (bumbos, surdos, taróis e caixa). Além disso, a Banda possui um corpo coreográgico coordenado pela Profª Sonja Antolini.   Os uniformes e instrumentos foram adquiridos graças ao programa "Nota Solidária" do Governo do Estado.
    A Banda, que já participou de festivais em Uruguaiana e Alegrete, atualmente está se preparando para fazer apresentações na Festa Junina da Escola e na IX Mercomix.


"A música é a arte de expressar os sentimentos através do som"

Trabalho de alunos


       ÍNDICE DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
CONTINUA CRESCENDO
            Os números de gravidez na adolescência aumentam a cada ano,e assustam a todos

     Meninas cada vez mais novas abandonam a sua juventude por causa de uma gravidez prematura.Cerca de mais 1,1 milhões de adolescentes engravidam por ano,e esses números continuam a crescer.Segundo o Ministério da Saúde jovens entre 10 e 20 anos são responsáveis por cerca de 25% dos partos no Brasil,o índice de jovens grávidas no pais é 2% maior do que na década de 90.
     O Estudo da Organização Mundial da Saúde mostra que a incidência de recém-nascidos gerados por mães adolescentes de baixo peso é duas vezes maior do que de mães adultas,a taxa de mortes neonatal é três vezes maior.
     Aqui no Rio Grande do Sul os números assustam ainda mais ,em 2006 medidas foram tomadas  para tentar prevenir uma gravidez indesejada nas adolescentes,a Prefeitura de Porto Alegre fez a proposta de fazer um implante subcutâneo,esses implantes foram oferecidos para meninas carentes de 15 a 18 anos e as previnem contra a gravidez por cerca cerda de três anos.A proposta fez efeito,mas os números continuam a assustar.
 Segundo especialistas,o principal motivo e a falta de diálogo ”O principal motivo da gravidez precoce,é com certeza a falta de orientação,falta da conversa em família,os pais acham que se conversarem com os filhos sobre o assunto,vão estar estimulando-os a terem relações,o que não é verdade,essa conversa é necessária,mas é uma pena que na maioria dos lares não aconteça” afirma a psicóloga Amanda Marana.
            Segundo ela os jovens também estão começando a ter relações sexuais mais cedo “Na década passada os jovens começavam a ter relação sexual em torno dos 16 anos,hoje os jovens começam a ter relações aos 12 anos” comenta ela.” A gravidez é um momento a ser curtido por todos da família e o bebê precisa ser cuidado e quando a gravidez é precoce nem sempre isso acontece.Hoje esta tudo muito precoce e para que uma gravidez muito cedo não aconteça os pais precisam acompanhar todo o desenvolvimento dos filhos de perto,a vergonha precisa deixar de existir”conclui Amanda.
      Apesar de nossa cidade ser pequena existem índices de gravidez na adolescência”Sim.Aqui em Manoel Viana as adolescentes,representam cerca de 10% das grávidas,o que é um número relativamente grande pelo tamanho da cidade e pelo trabalho feito no posto”fala a enfermeira chefe do Posto de Saúde de Manoel Viana Darliane “No Posto é oferecida,a camisinha,pílula,e serviço de ginecologia.A distribuição dos métodos contraceptivos é abundante,e é pra todos” afirma a enfermeira “Mas esses métodos precisam ser usados corretamente,muitas meninas que chegam pra nós,fazem o uso incorreto da pílula,isso pode ocasionar a gravidez.E essa gravidez pode ser de alto risco por que o corpo da menina ainda não esta preparado para abrigar o bebê,e para as transformações da gravidez”completa Darliane.
   As jovens mães deixam de estudar,para dar atenção única e exclusivamente para criança,”Abandonei muitas coisas,para pensar na minha filha,deixei um pouco de pensar em mim e coloquei ela em primeiro lugar”conta Aline,que foi mãe aos 15 anos,ela também conta que o susto foi grande,”Tomei um choque,nunca tinha pensado em ficar grávida tão cedo.Mas recebi todo o apoio da minha família”relata ela,que também relembra o parto de Luana hoje com 5 anos,”Na hora veio de mim uma força,que não sei da onde tirei.Correu tudo bem,mas tive hemorragia,no parto que foi normal” conclui Aline.
      É preciso ter cuidado para que  uma gravidez muito cedo não aconteça,tudo tem sua hora,e ter um filho é uma benção que precisa ser aproveita a cada instante.

Autores: Rariani Ramos e Verônica Busnelo - 201
Professor Orientador: Éden Caldas 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Novo Mobiliário

           Já estão sendo utilizadas as novas  50 mesas e cadeiras enviadas pelo Governo do Estado. O novo mobiliário é resultado de uma antiga solicitação da Escola para atender os alunos de estatura menor permitindo uma melhor acomodação para escrever. Um pouco menor que o modelo padrão, o recém-chegado mobiliário está sendo usufruido pela turminha do Pré-Escolar da Professora Cláudia e pelas turmas do 1º e 2º Ano da Professora Lenir.