segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Top 10 - Literatura

     O Profº Luis Homero fez uma seleção de livros que ele indica para aqueles que amam leitura e estão sem ideias para aquela "leitura obrigatória". Os quatro primeiros livros são da Literatura Portuguesa, o quinto, sexto e sétimo da Literatura Brasileira e os três últimos são da Literatura Sul Rio-grandense. Confira abaixo a lista:
 


     As Naus – António Lobo Antunes

  






            Jangada de Pedra – José Saramago




             Os Lusíadas – Camões


  
Marília de Dirceu – Tomás Antonio Gonzaga






Machado de Assis – Todos os livros da 2ª geração realista
 


        A moreninha – Joaquim Manoel Macedo  






  Mário Quintana – Antologia Poética







                           Os Ratos -  Dionélyo Machado  








Contos Gauchescos – Simões Lopes Neto






Ciro Martins – O Gaúcho à pé – Trilogia



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Homenagem ao Dia do Soldado

      No dia 25 de agosto comemora-se o Dia do Soldado e para celebrar essa data os alunos do pré-escolar da Profª Cláudia e do 1º ano da Profª Lenir fizeram uma surpresa para o guarda da Escola, o Sr. Cídio. Caracterizados com  chapéus confeccionados  com folha de jornal, os alunos foram reunidos no pátio da Escola para homenagear o Seu Cídio. As crianças disseram palavras de carinho, cantaram parabéns e entregaram uma  pequena lembrança ao Seu Cídio que, emocionado e agradecido, falou brevemente sobre sua experiência na Escola. Logo após, todos confraternizaram com bolos e sucos.




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Legalidade: 50 anos

       Os alunos tiveram no dia 24 de agosto uma palestra com o Profº. de História Valdevi Maciel, natural de São Francisco de Assis. O tema do palestrante foi o movimento da Legalidade liderado pelo ex-governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola em 1961. Saiba mais sobre esse importante acontecimento da nossa história clicando no link Informações Adicionais.





Família, valores e vocação

     Na sexta-feira, 19 de agosto, estiveram em nossa Escola o Padre Mário Auzane de Uruguaiana e as irmãs Franqueana Gomes e Nelsi Reichert, ambas de Santa Maria. Sob a organização da Irmã Ceci, Orientadora Educacional da Escola, a palestra teve como público alvo todas as turmas de alunos nos três turnos. Os assuntos tratados foram valores e  vocação, temas englobados na Semana Nacional da Família (14 a 20 de agosto). Segundo a Irmã Ceci, a palestra foi de fundamental importância ao buscar junto aos alunos uma reflexão sobre os valores familiares e a vida pessoal  e profissional.





quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Olimpíada de Matemática - 2011

    Na quarta-feira, 17/08, os alunos da Escola participaram da 1ª etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMPE). Iniciada em 2005, a Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Os alunos classificados para a segunda fase,prevista para o dia 5 de novembro, concorrerão as medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de bolsas de iniciação cientítica júnior do CNPq. Confira mais informações acessando o site da OBMPE através do link http://www.obmep.org.br







segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pablo Morenno

       Depois de meses de pesquisa e leitura de livros finalmente no dia 12 de agosto os alunos conheceram o escritor Pablo Morenno. Bem-humorado, o autor de "A Flor de Guernica" contou um pouco sobre sua  história como escritor e tocou e cantou algumas músicas populares animando o grande público presente. Os alunos ficaram muito satisfeitos com a palestra de Pablo Morenno que fez uma sessão de autógrafos ao final. Alunos do 1º ano fizeram uma encenação teatral de uma parte da obra do escritor.




                      E ainda ...                    






Dia do Estudante

     O 11 de agosto foi comemorado na Escola com atividades diversas: recreio prolongado, música, lanche especial, apresentação dos talentos da Escola e entrega de medalhas dos vencedores dos JERGS. Foi feita ainda uma homenagem da Direção, professores e funcionários da Escola aos alunos através de uma apresentação de slides no datashow.