quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Halloween 2015






















Festival do Bolo

A comemoração do Dia da Criança aconteceu na quarta-feira, 28/10, com diversas atividades recreativas para as crianças e muito bolo.











Dia do Servidor Público

No dia 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor Público, também conhecido como Funcionário Público, e os servidores públicos da nossa escola foram homenageados pelo seu dia. 



 A história do servidor público 

O serviço público no Brasil teve origem em 1808, com a chegada de D. João VI e sua família real, além das centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa que vieram com ele e se instalaram no Rio de Janeiro.  A partir daí é que se iniciou o processo de tomada de consciência da importância do trabalho administrativo, diante da necessidade de promover o desenvolvimento da então colônia, de acordo com a diplomacia real.
Proclamada a independência o Brasil virou império, depois república e, ao longo da história política do país, sempre estavam presentes os Funcionários Públicos, ajudando a administrar a máquina que impulsiona o desenvolvimento da nação brasileira. É ao trabalhador da administração pública que compete executar as ações que movimentam os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações com o Estado Brasileiro. O Estado não pode, por exemplo, criar uma lei, quem o faz é o deputado, o vereador ou o senador; não pode recolher o lixo da rua, para isso precisa do lixeiro; não pode dar aulas, para isso precisa do professor e assim por diante. Em termos gerais, portanto, o funcionário público é aquele profissional que trabalha diretamente para o governo federal, estadual ou municipal.
Vale lembrar que não se pode confundir o servidor público concursado com aqueles que entram na Administração Pública por apadrinhamento do político de plantão ou através da prática do Nepotismo. Esta prática é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas.
Um dos primeiros documentos consolidando as normas referentes aos funcionários públicos foi o Decreto 1.713 de 28 de outubro de 1939. Por esse motivo, no ano de 1943, o Presidente Getúlio Vargas institui o dia 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público. Em 11 de dezembro de 1990, veio a Lei 8.112, que alterou grande parte das disposições do Decreto-Lei 1.713/39 e substituiu o termo funcionário público por servidor público e passou a ser considerado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União. Esta lei inovou por englobar os também Servidores Públicos Civis das autarquias e das fundações públicas federais, entes pertencentes à administração pública indireta, mas que realizam atividades típicas da administração, prestando serviços públicos – as fundações públicas também podem exercer poder de polícia administrativa.
Apesar das inovações trazidas pela Lei 8.112/90, os direitos e deveres dos servidores públicos estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal de 1988, a partir do artigo 39. Constam, ainda, nos estatutos das entidades para as quais trabalham.
A partir de 1990 o país começou a implementar políticas de ajuste e reestruturação do setor público. Esta reestruturação resultou em medidas restritivas sobre o emprego público, especialmente em nível federal, com as demissões de funcionários públicos não-estáveis, a limitação de novas contratações, o incentivo à aposentadoria, a terceirização de serviços, o plano de demissão voluntária. Todas essas medidas, aparentemente, tinham como objetivo a contenção de despesas e a "moralização" do setor público, mas vale observar que os cortes indiscriminados de pessoal resultaram em prejuízo para a execução de atividades-fim como educação e saúde, o que conseqüentemente interferiu na qualidade dos serviços públicos essenciais prestados à população, cujos direitos serão discorridos a seguir.
Fonte: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/servidor-publico-um-enfoque-para-a-atualidade-3900940.html.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Parabéns Professores!

As professoras bibliotecárias Marta e Karina organizaram uma homenagem aos professores da nossa escola. A poesia “Os professores da minha escola” foi recitada pelas alunas do 6º Ano Sthéfanie, Nicoli, Luani, Camila e Luisa. Já a música “Amiga Professora” foi apresentada por alunos do 1º ao 5º Ano.







Teatro: Os Brinquedos

No dia 23 de outubro foi apresentada uma esquete teatral em comemoração ao Dia da Criança para os alunos do 1º ao 5º ano.  O trabalho foi coordenado e produzido pelas professoras responsáveis pela biblioteca Marta e Karina, com a colaboração dos pais na confecção dos figurinos.
Ficha Técnica:
Atores: Raquel, Iruan, Gustavo, Emily, Renata, João Carlos e Divaldo.
Direção e roteiro: Divaldo
Produção e cenografia: Marta e Karina
Figurino:  o grupo













segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Encerrando um ciclo

Os professores e funcionários da Escola Estadual de Educação Básica Manoel Viana homenagearam na noite do dia 2 de outubro, com uma bonita festa, no Piquete Tropilha Gaviona, a diretora Lígia Dayse Leonardi que, no dia 21 de setembro de 2015, aposentou-se do magistério. 
As homenagens, relembrando as suas quatro gestões e mais uma de vice-diretora, constaram de apresentação de vídeo com fotos dos vários momentos vividos por ela na Escola, reencontro de outros professores que não estão em atividade na Escola, entrega de placa, de buquê de flores e discursos. Foi servido um jantar, com churrasco e buffet, preparado por amigos e colegas. 

Completando a noite, teve baile animado pelos músicos Luiz Carlos Costa (ex-integrante do famoso conjunto dos anos 70, Os Caranchos e também do grupo de arte folclórica Os Muuripás), Anderson Padilha (gaiteiro de São Francisco de Assis) e Pateco Camargo(violonista e compositor).
A professora Ana Migotto, atual diretora da Escola, realizou o cerimonial com o apoio de outros colegas. A sonorização do evento foi patrocinada pelo Master Som e Daniel Morais (pai de aluno).


Por Éden Caldas