sexta-feira, 27 de maio de 2011

Trabalho de alunos

Levantamento aéreo do rio Ibicuí.
Rio das areias brancas
                                                     
    
      O Rio Ibicuí, do tupi guarani, rio das areias brancas, forma uma paisagem única em seus 385 km de travessia pelas terras gaúchas. Sua nascente fica localizada em Itaara, sendo seus principais formadores os rios Toropi, Jaguari, Ibicuí Mirim, Ibirapuitã e Santa Maria.
      Afluente do Rio Uruguai, que pertence à Bacia Platina, o Rio Ibicuí se caracteriza pelas excelentes praias fluviais em meio ás areias brancas da região. É um balneário muito procurado por turistas e adeptos a pesca esportiva.
      Nos períodos de chuva, são gerados problemas de alagamentos ao longo de seu curso, que abrange 30 municípios do Rio Grande do Sul, por apresentar, em grande parte, uma topografia de margens baixas e fundo arenoso. “Antigamente não havia grandes alagamentos por ser um leito mais fundo e menos arenoso”, afirma Esidório Bairro, um dos primeiros moradores do município de Manoel Viana.
     O Rio Ibicuí foi um dos primeiros rios gaúchos a formar um Comitê de bacia, que promove o diálogo entre todos os municípios incluídos na bacia, além de representas os interesses de todos os usuários.
     Suas águas são muito utilizadas para irrigação de lavouras e outras atividades econômicas e por isso, corre o risco de desaparecer no futuro. A extensa captação de água para agricultura e pecuária modifica constantemente o leito do rio, o que o torna extremamente frágil, dentro de um ecossistema muito delicado, pois associado a isto existe o consumo desordenado de agrotóxicos que poluem suas águas em determinados trechos do rio.
      Em sua extensão, existe apenas uma cidade – Manoel Viana – nas margens do rio, onde suas águas são utilizadas para irrigações de lavouras de arroz, e também, é utilizado para a extração de areia. No verão, pelo fato de ser banhada pelo Rio Ibicuí, a cidade é um dos pontos turísticos mais procurados da região. Possui condições de navegação, apenas nas épocas de chuvas, que são cada vez mais irregulares. “O Ibicuí era navegável, navegava-se com embarcações com 2.000 sacos de arroz, havia em Manoel Viana um barco chamado de Belo Horizonte, propriedade do finado Augusto Cunha, e operado pelo falecido missioneiro, esse barco carregava arroz na granja Santa Vitória, hoje assentamento Santa Maria do Ibicuí. Cruzava em Manoel Viana e descarregava na parada do trem em Jacaquá. Hoje, na época de verão, nem com barcos de pequeno porte se navega mais no rio Ibicuí. Quase todos os lugares são atravessados sem barcos”, afirma Esidório Bairro.
      Apesar da conscientização sobre sua preservação ser uma forte demanda de escolas e órgãos públicos, ainda há problemas que o deixam na mira, como um dos rios mais frágeis do estado. “Providencias como terminar com a desmatação podem ajudar a recuperar o rio para o futuro. [...] Antigamente, quando criança, meu pai dizia para eu e meus irmãos pegar os caniços e irmos até o rio para pegarmos peixes para comê-los fritos, em questão de 20 minutos, pegávamos de 2 a 3 peixes . Hoje, pegar 1 peixe é motivo para comemoração, literalmente.”, afirma Zélia Guareschi, professora de biologia da escola Manoel Viana, de Manoel Viana.

Autores: Lúcio Bairro, Gabrieli Siqueira e Rhayanna Perez (Turma 201)
Coordenador: Profº Éden Caldas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia da Solidariedade

  Conforme a Lei Estadual 11.693, de 2001, todo o terceiro sábado do mês de Maio é considerado o Dia da Solidariedade. Nossa Escola participou com várias ações sobre o tema em evidência.
    Durante a semana as turmas, juntamente com seus conselheiros, arrecadaram alimentos, agasalhos, calçados e cobertores para doarem a algumas famílias ou entidades locais escolhidas por eles. Uma  entidade beneficiada foi o Salão São José que todas as quartas-feiras realiza um Sopão que é servido e socializado por todos os necessitados daquela Comunidade. Na oportunidade, os alunos confrontaram-se com a realidade de muitas famílias vianenses, despertando assim o valor da colaboração, do respeito, da cidadania e da solidariedade.
    Nas imagens abaixo: os alunos Eliezer, Valentina e Dulcinéia do 2º ano juntamente com o profº Carlos distribuem balas e donativos.




terça-feira, 17 de maio de 2011

Broto, Brotinho e Rainha

As comemorações dos 39 anos da Escola Manoel Viana continuaram durante o fim de semana. Na sexta-feira, dia 13, foi realizada a escolha da garota Broto e da Brotinho. Foram jurados o guarda da Escola Sgt. Cídio e as professoras Sonja e Joana. No sábado, 14, foi a vez de escolher a Rainha e as princesas durante a boate promovida pela Escola. A comissão julgadora foi formada pela Profª Nessana, pela presidente do CPM da Escola Julieta Marques e pelo ex-aluno Maiquel Pes. Veja abaixo as vencedoras:

Broto: CAROLINE ALMEIDA (71)
Brotinho: BEATRIZ MINUZZI BUSNELO (Pré)
2ª Princesa: QUIMBERLI RIBEIRO (104)
1ª Princesa: DANIELI GARCIA (103)
Rainha: AMANDA ROSSO (104)


Brotinho: Beatriz
Broto: Caroline
1ª e 2ª Princesas e Rainha (ao centro): Danieli, Amanda e Quimberli

sexta-feira, 13 de maio de 2011

!!! 39 anos !!!

A Escola Manoel Viana comemorou 39 anos de existência neste último dia 12 de maio com uma intensa programação de atividades. Logo no início da manhã,  os alunos foram reunidos no pátio e a diretora, Profª Lígia Leonard, fez um breve discurso e em seguida a Profª Rosalina Bairro Koeller, ex-diretora convidada a participar da festividade, fez também um breve pronunciamento falando da Escola durante sua gestão. Após, todos foram convidados a entoarem o hino nacional enquanto o aluno Jonathan fazia o hasteamento da bandeira brasileira. A Banda da Escola se fez presente nesse primeiro momento tocando algumas músicas durante a apresentação das balizas e encerrando com “Parabéns a você”. Durante o recreio prolongado, houve lanche festivo, músicas dançantes, brincadeiras e a apresentação dos alunos Taigler e Luana da turma 103. As comemorações se estenderam à tarde, quando teve ainda torneio de futsal do currículo, recreio prolongado, apresentação da Banda e arriamento da bandeira. 











segunda-feira, 9 de maio de 2011

Professores e alunos põem a mão na massa (ou melhor, no lixo)

Professores e alunos começaram a confecção dos enfeites que irão adornar Manoel Viana. A 1ª Oficina do Projeto Reciclar para Embelezar foi realizada no sábado, 30/11, onde o material reciclável recebeu os primeiros tratamentos. Sob a orientação da professora Alice de Educação Artística, os oficineiros lavaram, cortaram e pintaram as garrafas pet que foram trazidas por alunos e professores. Posteriormente, essas primeiras peças serão montadas em uma próxima oficina.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Senac faz palestra sobre trabalho

O Senac Alegrete esteve em nossa Escola no último dia 4 de maio para falar aos alunos sobre qualificação profissional . A palestra é uma das atividades da 6ª Feira de Oportunidades realizada simultaneamente em 40 escolas do Estado (para mais informações clique em "Informações adicionais" ). Os alunos do 2º e 3º Anos puderam conferir a feira, cujo tema era "Educação para o trabalho e para a vida", e aprender um pouco mais sobre diversos assuntos a respeito do mercado de trabalho. A palestrante ainda fez uma dinâmica com os espectadores utilizando balões.  No assunto "As 13 mancadas dos candidatos, segundo a opinião dos recrutadores", cada aluno deveria encher ou murchar seu balão conforme as atitudes que tomariam em uma entrevista de emprego.




















terça-feira, 3 de maio de 2011

Conhecendo...

A Professora  Marlei


Nome completo:  MARLEI CAROLINA FRIZZO NEMITZ

Data de nascimento: 05/08/1951
Signo: Leão
Naturalidade: Manoel Viana
Vida en família: mãe do Júnior e do Henrique (ex-alunos da Escola, o primeiro está formado na Academia Militar dos Agulhas Negras -AMAN- e o segundo é acadêmico da UFSM no curso de Medicina Veterinária).
Time: Grêmio
Uma música: Amigos para sempre
Um filme: Uma janela para o céu (filme que mostra que querer é poder)
Um livro: A Bíblia
Um hobby: ler 
Comida predileta: comida chinesa
Uma frase: "Educai as crianças e não será preciso punir os homens."(Pitágoras - matemático grego)  
Trabalha na escola: desde  1988, atualmente como professora de História e Geografia.
O que mais gosta na Escola Manoel Viana: a amizade e o carinho dos colegas junto aos alunos.
Um fato marcante na Escola Manoel Viana: formatura dos filhos no Ensino Médio.
Local e área de formação:  - Letras (Português) e Estudos Sociais na FIC (hoje UNIFRA - Santa Maria). Pós-graduada em Literatura Brasileira e Psicopedagogia (Especialização)
Antes de ser professor trabalhou: no Montepio da Família Militar (Poa e RJ) e também foi empresária (ramo de confecção). 
Um objetivo a conquistar: que meus filhos compreendam o valor de amar a Deus sobre todas as coisas.
Algo que não gosta: deslealdade.
Um sonho para o município de Manoel Viana: que todos tenham a mentalidade de que vivemos em uma cidade, visto que Manoel Viana já não é mais apenas uma vila.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Torneio de Futsal

       Nos dias 28 e 29 de abril, foram realizados no ginásio Tarcísio Colpo os jogos do Torneio de Futsal  promovido pelas turmas do 3º Ano da Escola com a coordenação dos professores de Educação Física. O torneio contou com a participação de nove equipes sagrando-se campeã a equipe formada pelos alunos da Escola Municipal Alberto Pasqualine (Jeandro, Vitor Witt, Vagner Ramos, Velocimar, Herton) mais dois alunos da Escola Manoel Viana (Roger e Wellington). A  vice-campeã foi a equipe formada por alunos da turma 103 da Escola Manoel Viana. As duas equipes receberam troféus e medalhas. Também receberam medalhas o goleador do torneio ( Roberto Freitas) e o goleiro menos vazado (Michel).

Equipe campeã: Jeandro (goleiro), Vitor Witt, Vagner Ramos, Velocimar, Herton, Roger e Wellington.
Equipe vice-campeã: Taigler (goleiro), Wellington (Choco), Yugalo, Yuri, Dionata, Airton, Carlos Miguel
 
Goleiro menos vazado: Michel
Goleador: Roberto Freitas
Comissão de arbitragem: Juliano Meira, Carol, Monique e William (Feitosa)